segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Atividade a distância - Unidade 4

Olá caros colegas,

vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos.O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

Abraço, Professor Frederico!

6 comentários:

- Luzia Antônia - Curso Linux - turma A disse...

Hoje nas escolas é comun o uso de tecnologias, ou seja, nos laboratórios de informática, o uso da televisão, do aparelho de dvd. O avanço é perceptível, seja no campo da pesquisa ou na proliferação dos trabalhos educacionais. Sem dúvida, há uma materialização do uso das tecnologias facilitando o aprendizado de nossos alunos. O educador será somente um orientador que mostrará ao aluno como buscar as informações e com isso adquirir o conhecimento e também mostrar-lhes que podem caminhar apoiados em seus próprios pés, e que às vezes podem cair, mas podem sustentar-se sozinhos e ainda que o maior recurso que possuem é a sua(nossa) incrível capacidade de aprender, de buscar soluções nos situaçoes mais adversa.

- Luzia Antônia - Curso Linux - turma A disse...

Hoje nas escolas é comun o uso de tecnologias, ou seja, nos laboratórios de informática, o uso da televisão, do aparelho de dvd. O avanço é perceptível, seja no campo da pesquisa ou na proliferação dos trabalhos educacionais. Sem dúvida, há uma materialização do uso das tecnologias facilitando o aprendizado de nossos alunos. O educador será somente um orientador que mostrará ao aluno como buscar as informações e com isso adquirir o conhecimento e também mostrar-lhes que podem caminhar apoiados em seus próprios pés, e que às vezes podem cair, mas podem sustentar-se sozinhos e ainda que o maior recurso que possuem é a sua(nossa) incrível capacidade de aprender, de buscar soluções nas situações mais adversas.

Curso Linux -ELIANA - turma A disse...

Primeiramente, não é possível não pensar no desenvolvimento cognitivo de alunos e professores com a inserção do computador e da internet nas escolas, já que o uso dessas tecnologias estimula o aprendizado de novos conhecimentos, raciocínio lógico e até mesmo coordenação motora. Em segundo lugar, é necessário pensar que interagir não somente com as máquinas, mas principalmente com outras pessoas pela internet possibilita a visão de novos horizontes e viabiliza formas alternativas e complementares de comunicação e negociação discursiva entre as pessoas. Se, anteriormente, a socialização ficava quase que limitada aos limites dos muros da escola, com o uso de novas tecnologias, principalmente do computador e da internet, torna-se difícil vislumbrar os limites de conhecimento e contato dos alunos e professores com pessoas, instituições, pesquisas etc. Na medida em que os educadores se vêem como facilitadores entre os alunos e essas novas tecnologias, torna-se de cabal importância também sua responsabilidade pela conscientização e uso produtivo dessas mesmas tecnologias.

LEA ROSANE BARCELOS disse...

O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los.
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
É importante mostrar aos alunos o que vamos ganhar ao longo do semestre, por que vale a pena estarmos juntos. Procurar motivá-los para aprender, para avançar, para a importância da sua participação, para o processo de aula-pesquisa e para as tecnologias
que iremos utilizar, entre elas a Internet.

Curso lÍnux LOURDES- turma A disse...

Primeiramente, não é possível não pensar no desenvolvimento cognitivo de alunos e professores com a inserção do computador e da internet nas escolas, já que o uso dessas tecnologias estimula o aprendizado de novos conhecimentos, raciocínio lógico e até mesmo coordenação motora. Em segundo lugar, é necessário pensar que interagir não somente com as máquinas, mas principalmente com outras pessoas pela internet possibilita a visão de novos horizontes e viabiliza formas alternativas e complementares de comunicação e negociação discursiva entre as pessoas. Se, anteriormente, a socialização ficava quase que limitada aos limites dos muros da escola, com o uso de novas tecnologias, principalmente do computador e da internet, torna-se difícil vislumbrar os limites de conhecimento e contato dos alunos e professores com pessoas, instituições, pesquisas etc. Na medida em que os educadores se vêem como facilitadores entre os alunos e essas novas tecnologias, torna-se de cabal importância também sua responsabilidade pela conscientização e uso produtivo dessas mesmas tecnologias

CURSO LINUX NILZA TURMA A disse...

Professores,é preciso tanto saber manejar o computador e utilizar os recursos que a web oferece quanto atuar de modo reflexivo,examinando temas e situações-problema concretos,
que desfiem a busca de encaminhamento de soluções de forma
conjunta entre os participantes.