terça-feira, 31 de março de 2009

Atividade a Distância

Unidade 5
Conectar computadores é um trabalho.
Conectar pessoas é uma arte.
(Eckart Winlzen)
Nesta unidade conversamos sobre a prática de "copiar e colar" e algumas formas de fazer referência ao material retirado da Internet ou de outras mídias. Procuramos, sempre que possível, fazer uma relação entre os temas da unidade e a prática pedagógica.
Agora é sua vez de experimentar. Escolha um dos sites de pesquisa indicados, navegue por ele para conhecê-lo e pense numa atividade que gostaria de realizar com seus alunos ou em sua prática do dia-a-dia, utilizando esse site. Em seguida relate aqui sua experiência para ser compartilhada com seus colegas.

24 comentários:

PLATAFORMA LINUX - Cíntia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PLATAFORMA LINUX - Cíntia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PLATAFORMA LINUX - Cíntia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PLATAFORMA LINUX - Cíntia disse...

Os sites de pesquisa podem ser grandes ferramentas para um trabalho pedagógico.
Para realizar um encontro com professores, por exemplo, posso utilizar o slideshare para escolher alguma apresentação de slide sobre o tema que será abordado; posso procurar no google uma mensagem para entregar de lembrança aos professores.
Enfim, existe uma infinidade de opções nos sites de pesquisa as quais possamos utilizar como ferramenta em uma atividade pedagógica.

Maria das dores disse...

o slideshaire é um site muito interessante onde através dele os professores podem criar seus slides para apresentação de suas aulas tornando - as mais chamativas para seus alunos.
Fizemos um slide com as fotos de atividades dos alunos realizadas na escola e apresentamos na festa do dia das mães!

plataforma linux disse...

È super interessante trabalhar com cópia e colagens com material retirado da internet, quando buscamos vemos uma infinidade de variedades de varias coisas dentro do tema em que estamos trabalhando, uma coisa que me chamou atenção foi as mensagens para o dia das Mães, eu estava sem idéias de lembrancinhas para ser trabalhadas com alunos em sala, pesquisei e encontrei varias opções, e assim sendo podemos trabalhar qualquer tema, facilita o trabalho e ganhamos tempo.

plataforma linux disse...

O uso dos recursos, da internet com didático pedagógico e de grande importaria para o enriquecimento do conhecimento.Para dirigimos um reunião com os gestoras, pais, alunos e comunidade escolar.

plataforma linux disse...

Foi trabalhado o site slideshare,onde enfatizamos vários slides e vimos a sua ulização sobre o tema proposto:apresentação de um projeto,Meio Ambiente e outros si preferir.
Podemos utilizar no slideshare existem várias ferramentas para complementar o slide trabalhado.

janeplataforma linux disse...

Nos dias atuais contamos com várias ferramentas para nos auxiliar no desenvolvimento de nossa prática pedagógica. Falando sobre inclusão digital estou conhecendo o slideshare, percebi que posso utilizá-lo no meu dia a dia, tornando-o mais criativo e interessante, posso criar uma nova mensagem com imagens para cada inicio ou fim de aula, abordo temas atuais com slide. Contamos também com oauxilio do google que nos abre um leque de tudo o que precisamos relacionados a pesquisa.

evaplataforma linux disse...

A inclusão digital é uma fonte importante de pesquisa onde podemos pesquisa vários asuntos.Posso criar slade de acordo com o conteúdo estudados.O google é site mais visitado onde encontramos quase tudo que pecisamos.

plataforma lunix disse...

A possibilidade de colar e,ou copiar materiais da intrenet facilita,nossas buscas de pesquisa dando nos maior conhecimento,pois ela nos oferece larga margem de pesquisa.

Ionne - Plataforma Linux disse...

Um dos sites que mais chamou minha atencão foi o slideshare, por dar ao professor a possibilidade de criar slides sobre um tema a ser transmitido ao aluno, tornando as aulas mais criativas, permitindo ao educando a oportunidade de um aprendizado atraves de recursos diferenciados.

Plataforma Linux disse...

Foi uma experiência muito gratificante
conhecer o significado do Blogger.

PLATAFORMA LINUX - Adriana disse...

Utilizei o site do google para pesquisar imagens sobre o assunto "Formas Geométricas". Montei slides com imagens de construções e obras de arte feitas pelo homem, onde mostrei aos alunos como as formas geométricas se apresentam no nosso dia-a-dia. A aula ficou muito dinâmica.

Plataforma Linux disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Plataforma Linux disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Plataforma Linux disse...

Maria da Saúde. Amei esta aula, pois aprendi a tirar imagens ou seja figuras de qualquer espécie que desejar da internet e relacionar ao trabalho que tiver realizando, como por exemplo quando estiver digitando uma atividade relacionada ao meio ambiente terei uma infinidade de imagens sobre o meio ambiente que poderei utilizar, em mensagens, provas,etc.Já estou utilizando esse aprendizado no meu trabalho, atualmente estou digitando as avaliações dos alunos da escola em que trabalho e fazendo uso de algumas imagens da internet nas avaliações.

Plataforma linux disse...

Naveguei pela Internet e percebi que a "prática de colar e cópiar" pode propiciar ao professor oferecer a seu alunado aulas mais significativas, pois o recurso permite trabalhar qualquer conteúdo de forma atrativa e dinâmica. Certamente, tendo possibilidade e estando em regência de sala lançaria dessa ferramenta e no trabalho que executo, que é de secretaria já a utilizo na preparação de convites, provas etc.

plataforma linux disse...

Embora trabalhando na área administrativa, a prática de copiar e colar pode facilitar o meu trabalho no dia-a-dia; por exemplo, no Dia das Mães, ajudando na preparação do evento utilizei o slideshare e colei uma linda mensagem e na gloogle tirei várias frases para para as professoras colarem nas lembrancinhas da data.

plataforma linux disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
plataforma linux disse...

Após entrar no sit www.aurora ce gov/notícia/texto e pesquisar no blog do José Cídero, gostei muito do trabalho realizado pela secretaria do Trabalho e Desenvolvimento da Assistência Social do município de Aurora, no dia 16 de março de 2009, que teve como tema Recursos Humanos.
Como nós trabalhadores em educação, trabalhamos com seres humanos desde os filhos até os pais, achei muito interessante pois, o trabalho realizado promoveu um trabalho de capacitação para todos os funcionários dentro do tema com o objetivo de preparar os servidores municipais de como lidar com o cidadão no dia a dia . Um bom exemplo a se seguir.

Plataforma Linux disse...

Como secretária preciso constantemente de imagens para montar trabalhos, cartões etc. Com a utilização dessa ferramenta facilita muito o trabalho.

Katita LINUX disse...

A internet nos dá oportunidade de interagir em vários ambientes virtuais quase que ao mesmo tempo, podendo comparar informações e opiniões sobre um mesmo tema. Facilita na escrita de textos uma vez que é possível copiar fragmentos e a partir destes formar um outro texto co-relacionando idéias, vale lembrar que é imprescindível citar as fontes de pesquisas.
Os ambientes virtuais tem muito a contribuir com a educação e formação pessoal dos indivíduos. Atualmente estão disponíveis na internet muitos ambientes virtuais gratuitos e outros de baixo custo que podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas como: blog, fotoblog, menseger, comunidades, fóruns entre outros.

maria Raimunda disse...

Pode-se utilizar textos e figuras através de cópias e colagens.